segunda-feira, 20 de maio de 2013


QUIROPRAXIA
Quem, em algum momento da vida, nunca sentiu dor? Por mais que corpo e mente estejam em ordem, a incômoda sensação invade, uma hora ou outra, o cotidiano de homens, mulheres e crianças. Embora seja extremamente desagradável, a dor tem lá seu lado positivo: é um alerta de que há algo errado no funcionamento do organismo. A quiropraxia, prática da área da saúde muito comum nos Estados Unidos, mas ainda pouco conhecida no Brasil, tem se revelado um alento para os que sofrem com dor, seja ela aguda, crônica ou recorrente, resultado de lesões ou processos inflamatórios. Assim como médicos e enfermeiros, o quiropraxista é um profissional habilitado em curso universitário. Ele se dedica a diagnosticar, tratar e prevenir danos nas articulações que interferem ou estejam relacionados com distúrbios da biomecânica. O tratamento é conduzido por meio de uma abordagem não invasiva, que inclui desde técnicas de uso das mãos até programas de exercícios, aconselhamento nutricional e modificação do estilo de vida.
A quiropraxia entende que a boa saúde é resultado do funcionamento adequado do corpo, especialmente do sistema nervoso. Como os hábitos da humanidade mudam com o passar do tempo, a prática vem evoluindo desde que as primeiras manobras foram executadas pelo americano Daniel David Palmer, em 1895. Hoje, os profissionais contam com o auxílio de instrumentos proprioceptivos — blocos e ativadores que ajudam a estimular o equilíbrio e um melhor posicionamento da pessoa. “O profissional da quiropraxia compreende que o organismo tem um poder natural para recuperar a si mesmo, por isso o tratamento não inclui o uso de drogas ou de cirurgias. Casos extremos de pacientes que necessitam dessas intervenções são encaminhados para atendimento médico”, 
A quiropraxia é uma técnica dentro da área de saúde que procura diagnosticar, tratar e prevenir disfunções no sistema muscular e seus efeitos no funcionamento normal do sistema nervoso. O profissional de quiropraxia colhe o histórico do paciente, realiza exames físicos e com essas informações chega a um diagnóstico músculo-esquelético, traçando a partir daí um plano terapêutico adequado.
O estilo de vida que a maioria das pessoas leva hoje em dia provoca alterações no corpo, como tensionamentos musculares e contraturas. “Como conseqüência disso, as articulações da coluna ou do corpo perdem seu alinhamento ou movimento normal, podendo provocar certos distúrbios que cursam com inflamação, dor, perda da mobilidade normal e diminuição de força, como é o caso das tendinites, hérnias de disco, artrose, torcicolos, dor ciática, entre outras”,
Entre as reclamações mais freqüentes dos pacientes estão as dores nas costas. Nestes casos o quiropraxista realiza os chamados ajustamentos, realizando um movimento rápido e preciso com as mãos na articulação acometida e alinhando de maneira correta. Geralmente, este reposicionamento é acompanhado de um estalido e elimina os deslocamentos que causavam dor.

Para que estes resultados sejam permanentes, o paciente deve levar o tratamento a sério. “As orientações tanto posturais quanto de exercícios devem ser seguidas para que a melhora seja significativa ou para que ocorra a eliminação do quadro álgico (dor). O paciente deve voltar para as consultas apenas para realizar a “manutenção”, que ocorre aproximadamente de dois em dois meses”. 

O tratamento dentro da quiropraxia apresenta diversas vantagens. Entre elas o custo baixo, a ausência de medicamentos, o alívio rápido, o bem-estar e o fato de tratar a causa, e não somente os sintomas. A técnica hoje está difundida em todo o Brasil, e algumas cidades, como São Paulo e Monte Belo do Sul (RS) já contam com a especialidade dentro do SUS.

Jucimara de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário