segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ESTRIAS E TRATAMENTOS

  • ESTRIAS E TRATAMENTOS 
As estrias são causadas pela ruptura das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade da pele.
Estas fibras elásticas estão localizadas na derme e sofrem ruptura devido à distensão exagerada relacionada a alterações hormonais, ganho ou perda de peso repentinamente ou ganho de muita massa muscular em curto período de tempo.
É comum o surgimento durante a adolescência em decorrência do crescimento acelerado nesta fase da vida e também na gravidez.
As mulheres têm maior predisposição ao desenvolvimento de estrias, sendo esta uma das principais queixas de estética feminina.
As estrias surgem principalmente nas coxas, nádegas e abdome.
Inicialmente as lesões são avermelhadas ou róseas evoluindo mais tarde para uma tonalidade esbranquiçada. Em pessoas de pele morena as estrias podem ser mais escuras que a pele sadia.
Existem diversos tratamentos para estrias, muitos com eficiência duvidosa e outros com bons resultados.
Tratamento preventivo das estrias
O surgimento das estrias depende de uma tendência pessoal. Algumas pessoas as desenvolvem mesmo com pouca distensão da pele e outras não desenvolvem estrias nem na gravidez, quando a distensão da pele é muito grande.
Ainda assim fazer um tratamento preventivo antes que as estrias apareçam é boa estratégia. Medidas recomendadas:
  • Hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes para tentar evitá-las, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias.
  • Beber pelo menos oito copos grandes de água por dia (2 litros).
  • Evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente.


Tratamento das estrias
As estrias são lesões irreversíveis, ou seja, não há tratamento curativo. Os tratamentos buscam melhorar o aspecto da pele, estimulando a formação de tecido colágeno e tornando as estrias mais semelhantes à pele.
Tratamento das estrias com ácidos. Alguns tipos de ácidos estimulam a formação de tecido colágeno, especialmente o ácido retinóico, melhorando o aspecto das estrias. O tratamento com ácido retinóico causa descamação e vermelhidão, por isto seu uso deve ser orientado pelo médico dermatologista de acordo com cada tipo de pele. Ao usar este tipo de tratamento deve-se evitar exposição solar .
Tratamento das estrais com peelings. Os peelings agem da mesma forma que os ácidos, no entanto, de uma forma mais acelerada e intensa, geralmente levando a um melhor resultado. O procedimento é realizado pelo médico e atenção com a exposição solar é ainda mais necessária.
Tratamento das estrais com subcisão. A subcisão consiste na introdução de uma agulha grossa, com ponta cortante, ao longo e por baixo da estria, com movimentos de ida e volta. O trauma causado leva à formação de tecido colágeno no local, que preenche a área onde o tecido estava degenerado.
Tratamento das estrais com dermoabrasão. A dermoabrasão é o lixamento das estrias provocando reação semelhante à dos peelings, com formação de colágeno, mas com a vantagem de regularizar a superfície da pele, que ganha mais uniformidade, ficando mais semelhante à pele ao redor.
Tratamento das estrais com laser. Existem tipos de laser, como o fracionado e o pulsátil, que estimulam a formação de novo colágeno, com diminuição do tamanho das estrias recentes ou antigas.
Jucimara


Nenhum comentário:

Postar um comentário