quarta-feira, 30 de novembro de 2016

MANUPUNTURA (ACUPUNTURA NAS MAOS)

MANUPUNTURA


Uma forma de não usar substancias entorpecentes e analgésicas para controlar a dor é o emprego da acupuntura.
Faz-se uso de agulhas nos pontos dos meridianos energéticos. A agulha no ponto certo desbloqueia o fluxo de energia Qi, estimula seletivamente as fibras nervosas e manda o cérebro liberar endorfinas. O resultado é o relaxamento imediato das camadas musculares e o alívio da dor
De uma maneira simplista , podemos dizer que cada ponto tem uma função energética, pontos que sedam, que tonificam, que aquecem, que tiram calor, que fornecem energia para o organismo, etc., tratando as doenças de acordo com sua necessidade.
As agulhas de acupuntura são instrumentos utilizados para estimulação dos pontos de acupuntura. Hoje, as agulhas são de aço inoxidável, mas no passado, vários materiais foram usados, como lasca de pedra, bambu, ferro, ouro, platina, espinhos, etc.
A agulha de acupuntura metálica, sendo um objeto pontiagudo, eletricamente carregado, concentra as cargas elétricas em sua ponta, obedecendo ao “princípio das pontas”. Com seu potencial elétrico na ponta, quando é inserida nos pontos de acupuntura, tem poder de alterar a polaridade dos Canais de Energia Principais, iniciando um processo de estimulação desses canais por meio das mudanças de polaridade que ocorrem na área, favorecendo, provavelmente, a melhor condução de Qi.
Existem diversos tipos de agulhas: filiformes, de diversos calibres e comprimentos. Os principais tipos são: agulha de acupuntura capilar cilíndrica, agulha triangular (usada para sangria) e agulha de retenção (auriculoterapia).
O uso de agulhas ajuda a tirar os excessos de calor e tonificar a parte fria do corpo.
Métodos utilizados
1 - Acupuntura nas mãos - Koryo Sooji Shin - é um microssistema muito eficaz e inteligente, na minha experiência atua com maior rapidez do que a sistêmica. Cada mão é um corpo inteiro, tem a correspondência das pernas e de todas as articulações do corpo, além de todos os órgãos internos, além de conter todos os meridianos do corpo em cada dedo e podemos fazer o raciocínio de sedação e tonificação, assim como na sistêmica. Os seus efeitos são muitos rápidos.
tambem podera ser feito o uso de uma caneta ou um objeto de ponta media para o uso da manupuntura pois este metodo e tambem é tao eficaz quanto o uso das agulhas.

Jucimara massoterapêuta



CROMOTERAPIA ( TERAPIA DAS CORES)

TERAPIA DAS CORES


Vivemos sob o efeito da combinação da dupla luz e cor - até mesmo sem perceber. Num dia cinzento, por exemplo, podemos nos sentir deprimidos e desanimados. Já um céu luminoso de verão tem o poder de nos deixar alegres e de bem com a vida. Dentro de casa, o efeito das cores também pode ser sentido. Como a luz azul ajuda a embalar o sono do bebê, enquanto as vermelhas estimulam a paixão e a excitação sexual. Essas vibrações energéticas de luzes coloridas são empregadas pela cromoterapia para restaurar a vitalidade e promover o equilíbrio físico, emocional e mental.

Segundo os princípios dessa técnica, estar na presença da cor relacionada a qualquer um dos chakras pode ajudar a restaurar seu equilíbrio e estimular a saúde.
Essa utilização tem uma vantagem: como o foco não está dirigido para uma parte do corpo, as luzes podem permanecer acesas por mais tempo.


As cores estão sempre influenciando o nosso temperamento e a nossa vida. Seja a cor do céu, a cor da parede do seu quarto, a cor da roupa que você está usando. Em um mundo colorido, é bom saber que a escolha da cor certa para você pode transformar a sua vida, trazendo sucesso nos negócios, na saúde e no seu bem-estar.

Para isso, existe o estudo das cores. A Cromoterapia é a ciência que emprega as diferentes cores para alterar ou manter as vibrações do corpo. Os estudos das cores é realizado há milhares de anos por antigas civilizações como as do Egito, Índia, Grécia e China. Atualmente, é cada vez mais utilizado na área médica, na moda, na decoração, com a indicação das melhores cores para aplicar em ambientes de trabalho, de estudo ou de hospitais, e na publicidade, que busca as cores para seduzir o seu público-alvo.

A cromoterapia compõe-se das seguintes técnicas para o tratamento:
Diagnósticas: É feito o levantamento dos sintomas do paciente, verificação energética.
Cromoterápicas: Utilização de lâmpadas coloridas, bastão cromático, pedras coloridas.
Coadjuvantes: Auxiliam o tratamento, e aí entram as técnicas como alimentação colorida, cores nos ambientes, roupas coloridas.

Para cada pessoa e cada momento existem as cores mais adequadas. Na Cromoterapia são utilizadas as propriedades terapêuticas das cores: Vermelho, amarelo e laranja são as cores estimulantes. Azul, violeta e índigo são as cores que produzem sensações de relaxamento, acalmam. E o verde traz o equilíbrio.


Veja agora como elas podem beneficiar sua vida:

• Vermelho (chakra básico) - Dá capacidade de realização e vigor.
• Laranja (segundo chakra) - Estimula a alegria e otimismo.
• Amarelo (chakra do plexo solar) - Ativa o centro mental e aumenta o poder pessoal.
• Verde (chakra cardíaco) - Equilibra a força vital e acalma.
• Rosa (chakra cardíaco) - Incentiva o amor, o carinho e a ternura.
• Azul-claro (chakra da garganta) - Facilita a auto-expressão e tranqüiliza.
• Índigo (chakra do terceiro olho) - Atua na criatividade, promove a intuição e estimula a memória.
• Violeta (chakra da coroa) - Purifica e aumenta a conexão espiritual.

Jucimara Massoterapêuta

terça-feira, 29 de novembro de 2016

CHAKRAS E SUAS CORES


São sete os chakras principais, e cada um deles se associa a uma cor diferente, a glândulas diferentes e a cristais diferentes. Cada chakra é um vórtice energético em forma de cone, com o vértice no interior do corpo, ligado à coluna, e a base voltada para fora. O sétimo chakra tem a base arredondada no topo da cabeça, virada para cima, e o primeiro tem a base virada para baixo, em direção ao chão. Todos os outros são cones duplos, partindo do centro (coluna) para a frente e para trás (ver ilustração). Ao utilizar as pedras sobre os chakras, vamos colocá-las na frente do corpo, mas é preciso que a pessoa em que elas estarão sendo aplicadas visualize a energia das pedras atingindo também a parte posterior de cada chakra. O cristal de quartzo pode ser utilizado em conjunto com qualquer chakra, embora, por suas características principais, seja classificado como pertencente ao chakra coronário (sétimo). Descendo da cabeça para os pés.
Os chacras são centros de força existentes em todos os seres humanos que captam, transformam e distribuem as diversas freqüências de energia. Os chacras absorvem a energia (Chi, Ki, Prana, etc) processam essa energia, enviando-a para o sistema nervoso, para as glândulas endócrinas e depois para o sangue. trabalhando o equilíbrio dos chacras através de exercícios bioenergéticos, visualizando cores e a utilizando cristais favoreceremos o bom funcionamento e conseqüente equilíbrio do físico, emocional, mental e espiritual.
São sete chacras principais e cada um deles está associado a uma glândula endócrina e a um plexo nervoso. Por exemplo, o quarto chacra é o cardíaco que fica na região do coração, sendo responsável pela irrigação energética dessa área; está ligado às vibrações do amor. Tem as cores verde e rosa e podemos trabalhar com o quartzo rosa, quartzo verde ou turmalina melancia, que nos favorecerá desenvolver de maneira equilibrada o amor, a autoconfiança e a harmonia. Já o sexto chacra, o frontal, está localizado na testa e é responsável pela irrigação energética dessa área; está ligado à visão. Tem a cor azul índigo e podemos trabalhar com a sodalita, turmalina azul e lápis lazuli, que nos favorecerá desenvolver e ampliar nossa visão da vida, clareza de idéias e concentração (segue abaixo lista completa).

vamos iniciar nosso estudo pelo sétimo chakra.



O Chakra Coronário (sétimo chakra)
Ametista e/ou cristal de quartzo

O Chakra Frontal (sexto chakra)
Sodalita

O Chakra Laríngeo (quinto chakra)
Quartzo azul e/ou ágata azul
O Chakra Cardíaco (quarto chakra)
Quartzo verde, quartzo rosa ou esmeralda

O Chakra do Plexo Solar (terceiro chakra)
 Citrino ou Jaspe Amarelo

O Chakra Sexual (segundo chakra)
Ágata Cornalina

O Chakra Básico (primeiro chakra)
Quartzo vermelho e/ou ônix

Existem diversas maneiras de energizar esses vórtices de energia e uma delas é com as cores. Elas funcionam como um estímulo para nosso corpo. “Você pode imaginar cada chacra pulsando em sua cor. Comece pelo básico, localizado na base da coluna, e vá subindo até o coronário, no topo da cabeça; pulse durante 5 minutos uma luz colorida em cada chacra e finalize pulsando todos ao mesmo tempo por mais 5 minutos.”
Os chakras sao invisivel a visao humana, sendo possivel ve-los apenas com o terceiro olho ou chakra da terceira visao.

Jucimara Massoterapeuta

terça-feira, 4 de outubro de 2016

CHÁS E SEUS BENEFICIOS


CAMOMILA:


Também de ação calmante, a camomila é boa para combater ansiedade e insônia e tem sido muito usada para aliviar a enxaqueca. "Essa opção é muito indicada no período da TPM, já que ajuda a amenizar cólicas, além da ação calmante"A pessoa que quiser dormir melhor à noite pode misturar uma colher de camomila e outra de erva cidreira, para um efeito sedativo melhor".

HORTELÃ:

Essa folhinha de aroma revigorante serve como antiparasita e antifúngica, ou seja, ajuda a matar bactérias ruins, principalmente do intestino, e auxilia pessoas que estão com complicações de gases.E ela é ótima para melhorar a digestão, combatendo azias.

ALECRIM:

"É um digestivo excelente, melhor ainda do que a hortelã", conta a nutricionista Bruna Murta. O alecrim também é muito usado para ajudar pessoas que querem controlar o peso, pois aumenta a sensação de saciedade. 
 Esse chá ainda tem ações antipasmódica e anti-inflamatória - boas para cólica renal e menstrual -, ação antifúngica - ótima para ajudar a mandar embora o fungo cândida do organismo - e ação desintoxicante. "É um verdadeiro tônico para o fígado".

ERVA DOCE:

O aroma dessa erva é muito usado como forma de relaxante. O chá, além de propiciar esse benefício, também ajuda no combate a cólicas e gases, além de melhorar a digestão.

CANELA:

A canela possui uma substância capaz de acalmar o estômago e ajudar no processo digestivo, prevenindo a indigestão e atenuando dores e desconfortos estomacais, gases e a sensação de inchaço abdominal.
Ela também contribui para a boa saúde do intestino, e costuma ser eficaz no combate aos sintomas da síndrome do intestino irritável ao matar as bactérias causadoras do desconforto e curar infecções. 
A canela possui uma das maiores concentrações de antioxidantes entre todos os temperos e ervas naturais que existem. Eles são importantes para a saúde pois lutam contra os radicais livres, reduzem o risco de doenças crônicas e combatem o envelhecimento precoce.
Basicamente, os antioxidantes são fundamentais, pois são capazes de reparar danos celulares em todo o corpo, desde a pele até os órgãos internos.

HIBISCO:
o hibisco ajuda no controle do colesterol e é muito diurético, capaz de fazer uma varredura de toxinas no organismo. "Ele ajuda a eliminar gordura e pode ser uma boa opção para hipertensos, porque tem menos cafeína que o chá verde, mas benefícios semelhantes".
O chá de hibisco aliado do combate ao excesso de peso é a ação anti-inflamatória. "A bebida ajuda a diminuir a inflamação da obesidade, que é considerada um estado inflamatório do corpo".

CALENDULA:

Além de sua beleza, a calêndula é uma planta com poderosas propriedades medicinais. Constantemente é indicada para fins terapêuticos, pois possui em sua composição saponinas triterpeno e flavonóides – responsáveis pelas propriedades anti-inflamatórias-, fitoesteróis, resina, polissacarídeos e carotenóides, além de esteróis que auxiliam no equilibro hormonal feminino.

Propriedades
As principais propriedades medicinais contidas na planta calêndula são:

Adstringente;
Analgésica;
Anestésica;
Antibacteriana;
Antiabortiva;
Antiespasmódica;
Antifúngica;
Anti-inflamatório;
Bactericida;
Calmante;
Cicatrizante;
Febrífuga.
Benefícios e indicações
Com tantas propriedades benéficas para o organismo humano, recomenda-se o consumo da planta calêndula através de seu chá. As principais indicações para o consumo da planta calêndula são:

Artrite;
Abscesso estomacal;
Acne;
Aftas;
Artrose;
Assaduras;
Alergias;
Afecções nervosas;
Brotoejas;
Cólicas menstruais;
Candidíase;
Clareamento de manchas;
Dermatites;
Dismenorréia;
Feridas e machucados;
Gastrite;
Inflamações;
Psoríase;
Problemas na produção da bile;
Queimaduras solares;
Resfriados e gripes;
Rachaduras mamárias;
Úlceras gastroduodenais;
Úlceras gastrintestinais;
Varizes;
Verrugas;
Vômito.
Modo de preparo
Leve ao fogo 2 colheres de sopa das flores da planta calêndula para cada xícara de água. Deixe ferver durante 10 minutos, então desligue e abafe. Quando a temperatura estiver adequada, coe e beba meia xícara do chá de manhã, e meia xícara a noite.

MELISSA:

O chá de melissa possui funções tranquilizantes, sedativas e digestivas, podendo ser usado em crises nervosas, taquicardia, melancolia, depressão, nevralgias, gases, cólicas menstruais, enjôos e problemas hepáticos.

ANIS ESTRELADOS:
 

Indicação: O chá de Anis estrelado é indicado para Gripes,  cólicas, gastrites, enterites, gases, espasmos gastrintestinais,  tosses, bronquite, calmante, expectorante. 
Origem do produto: Importado do Vietnã 
Descrição: De gosto similar ao Anis comum (Pimpinella anisum), o anis-estrelado, tradicionalmente designado pelos chineses por Ba Jiao Hui Chian (funcho de 8 pontas), utiliza-se maioritariamente como erva aromática na culinária e na fabricação de bebidas licorosas. 

CRAVO DA INDIA:

O cravo da índia é uma planta que possui folhas semelhantes às do louro, flores pequenas e branco-amareladas que se agrupam em cachos terminais, um fruto de formato alongado e de coloração vermelha, comestível. A parte utilizada na culinária são seus botões florais secos, comuns para enfeite de doces, por exemplo, além da confecção de pães e bolos.

Propriedades e benefícios do chá de cravo da índia
A especiaria, muito comum na culinária, não tem como objetivo apenas fornecer seu forte aroma e sabor aos pratos, mas sim como uma aplicação de seus benefícios medicinais. O cravo da índia possui ação analgésica e antisséptica, ajudando a amenizar dores de cabeça, cólicas menstruais, candidíase oral, febre, dores de dente e inflamações da garganta. Além disso, age como antioxidante devido à sua capacidade de liberar hidrogênio e diminuir a peroxidação lipídica, ou seja, quebrando as gorduras poli-insaturadas, e combatendo o envelhecimento precoce da pele. Atua ainda como antisséptico bucal combatendo o mau hálito e ajuda quem sofre com o hipotireoidismo, pois contribui com o bom funcionamento da tireóide. Entre seus benefícios encontramos ainda o controle do colesterol, sua ação como antifúngico, antiviral, e seu uso para o tratamento de espinhas, infecções da pele e micoses.

Jucimara de Oliveira
Massoterapeuta






terça-feira, 16 de agosto de 2016

Ventosaterapia 

A ventosaterapia é uma técnica milenar que utiliza a sucção como forma terapêutica

Desde séculos passados, os povos mais primitivos já procuravam maneiras de curar doenças. Mesmo sem as facilidades que temos hoje em dia, estes povos conseguiam resultados através de recursos da própria natureza.

Segundo registros históricos que temos conhecimento, os índios desenvolveram a técnica da ventosaterapia utilizando chifres de animais, os chineses a usavam com bambus e, tempos depois, os europeus desenvolveram a técnica com copos de vidro.

Esta técnica muito antiga que se tornou popular como uma alternativa minimamente invasiva para desintoxicar o organismo, reduzir dores, desconfortos, estresse, e tudo o que tem a ver com alinhamento de energias.

Ao ser realizada a sucção da pele e a musculatura para dentro do copo, o vácuo formado estimula a circulação sanguínea e com este processo são liberadas as toxinas existentes do sangue.
Quando a circulação é ativada através da ventosa, o aumento de sangue favorece a nutrição de músculos, alivia as tensões, dores musculares e articulares. O uso da técnica também é realizada com objetivos estéticos, como, por exemplo, o tratamento da ventosaterapia para celulites e estrias.

A ventosaterapia pode ser utilizada como um auxílio para tratamentos com fins terapêuticos e é um grande aliado a outras técnicas de massagem. Cada sessão de ventosaterapia dura cerca de 60 minutos e pode ser associada às massagens de tui-ná e ao shiatsuque relaxam e reforçam o tônus muscular, além de estimular a produção de endorfinas, analgésicos naturais produzidos no organismo, aliviando as dores. No tratamento de ventosaterapia aparecem algumas marcas avermelhadas, devido à pressão do vidro na pele. Mas essas manchas desaparecem naturalmente em dois dias.

Esta terapia é segura e confortável, nada invasiva nem dolorosa, adapta-se a todas as pessoas ,já que ajuda a melhorar  problemas como dor muscular, fadiga, artrite, prisão de ventre, alergias, asma, problemas de pele e tratamento da dor em geral.

O tratamento requer um ambiente calmo e relaxado onde ocorrerá a sessão de ventosaterapia. Também há de se cuidar em procurar profissionais gabaritados no uso da MTC (Medicina tradicional Chinesa) afim de executar a técnica junto aos 14 meridianos correspondentes.
 
QUAIS OS BENEFÍCIOS DA VENTOSATERAPIA?

Como o foco terapêutico da ventosa é controlar a corrente sanguínea, podemos destacar:

•  Desintoxicar o Organismo

•  Lombalgias

•  Tratamentos para dores musculares

•  Dores abdominais

• Cefaléia

•  Problemas Digestivos

•  Hipertensão Arterial

•  Melhora o humor

CONTRA-INDICAÇÕES: 

As principais contra-indicações são doenças contagiosas crônicas e agudas, doenças infecciosas, hemorragias, traumas, tumores malignos (não se massageia área de tumor), lesões abertas na pele e queimaduras solares. Mulheres grávidas devem consultar um médico antes de iniciar o tratamento.

 

sexta-feira, 18 de março de 2016

MASSAGEM E SEUS BENEFICIOS
O poder do toque e manobras realizadas na massagem é capaz de fortalecer o sistema imunológico do corpo, responsável por nossa defesa contra doenças.
Durante uma sessão de massagem, o cortisol, hormônio liberado pelo organismo quando ficamos estressados, sofre uma redução considerável, o que ajuda muito a combater o estresse da vida moderna.
Também durante a massagem, há o aumento da dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, o que explica a sensação de relaxamento e bem estar após uma sessão de massagem.



BENEFÍCIOS MUITO ALÉM DO RELAXAMENTO


As pessoas que não conhecem muito bem os benefícios da massagem associam a prática somente para o relaxamento como objetivo, porém, a massagem é capaz de proporcionar diversos outros benefícios físicos e emocionais, dos quais podemos destacar:
Reduz a ansiedade
Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar
Combate o estresse
Estimula a circulação sanguínea e linfática
Reduz a tensão e dor muscular
Elimina toxinas e resíduos metabólicos

CONCLUSÃO

Como vimos, os benefícios da massagem vão muito além do relaxamento e esta é uma prática já comprovada cientificamente para prevenção de doenças e promoção da saúde.
Para garantir os benefícios que a massagem pode lhe proporcionar, orientamos sempre procurar um profissional formado para garantir a eficácia e responsabilidade no tratamento mesmo porque, em alguns casos, há contraindicações para a realização da massagem.

JUCIMARA MASSOTERAPEUTA