sexta-feira, 29 de abril de 2011

ELETROTERAPIA EM PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS

O corpo humano é constituido por 3 elementos instintos: os ossos que são responsáveis pela sustentação ,os músculos que recobre os ossos responsáveis por volume e tônus, e a pele que cobre ossos e músculos,a sua elasticidade seu grau de hidratação é quantidade de tecido adiposo são responsáveis pela aparência do todo..Seu estado ( corpo ) é determinado tambem por fatores externos ex: alimentação. Os vasos sanguineos tem sua funções tambem abastecendo rede hipodérmica,dérmica e papilar.
Os tratamentos estéticos atráves da corrente farádica, são muitas vezes "CONFUNDIDOS" com massagem eletrônica,á massagem pode relaxar musculo, acelerar circulação sanguinea e linfática, porém não pode enrijecer músculo ou aumentar seu volume muscular.
A corrente farádica tem finalidade provocar uma contração muscular, por meio de impulsos elétricos, ela envolve gastos de energia biológico ,por esse motivo acelera o metabolismo energéticos muscular.Na estética usamos impulsos composto que agem suavemente e tem boa tolerância pelos clientes.devemos nos atentar na colocação das placas,para se obter os melhores resultados.A pele deve estar preparada para o emprego da corrente farádica( limpa),sem nenhum tipo de produto, ela precisa vencer a resitência natural da pele, não se deve fazer procedimentos com peeling no mesmo dia, pois deixa a pele mais sensível.
Devemos nos atentar aos exercícios respiratório antes da aplicação da corrente, como tambem ambiente arejado e acompanhado de um pré aquecimento da musculatura ,esse aquecimento pode ser: infravermelho ( facial ) coberto elétrico ( corporal), associado imediatamente a aplicação da corrente farádica.
Alguns tratamento com corrente farádica:tratamento da celulite( composta, edematosa e flácida ), tratamento da mama.Na estética o uso da corrente farádica tem o objetivo de enrijecer musculatura com flacidez.
Corrente Farádica
É uma corrente do tipo alternada, ou seja, que muda sua polaridade em um determinado tempo pré-estabelecido, e que realiza uma estimulação muscular por excitação nervosa. Cada estímulo provoca uma contração e em seguida há um período de repouso.

A sucessão de impulsos segue uma determinada ordem denominada freqüência, cuja unidade de medida é Hertz. Traduz o número de impulsos em cada segundo, por exemplo, uma freqüência de 10Hz significa que estão passando dez estímulos em cada segundo.

Esta técnica tem por objetivo proporcionar um trabalho isométrico passivo melhorando o contorno facial e reduzindo o quadro de flacidez muscular com conseqüente melhora da circulação periférica. É aplicada por eletrodos de borracha siliconada e chamex (esponja vegetal) umedecida para facilitar a transmissão da corrente.

Além de estimular a musculatura, a aplicação da corrente farádica promove a otimização do metabolismo e da circulação sangüínea do tecido muscular. A intensidade deve ser ajustada de acordo com a sensibilidade da cliente e o tempo médio de aplicação deve ser em torno de 5 a 10 minutos.

A região a ser estimulada deve seguir o mapa muscular, porém não por pontos motores mas sim por grupos que apresentem maior tendência à flacidez (regiões mentoniana, zigomática, entre outras).

Indicações

Para estimulação da musculatura facial, atenuando sua flacidez através da ginástica isométrica passiva e complementando os protocolos de revitalização cutânea.


Efeitos fisiológicos da Corrente Farádica

•  Aumenta o tônus muscular

•  Melhora a circulação sanguínea da musculatura facial

•  Dinamiza a atividade metabólica muscular e dos tecidos cutâneos próximos

•  Promove drenagem linfática local

Protocolos de Aplicação

1. Após a higienização da pele devem ser adaptados os eletrodos de borracha condutora com gel nos pontos motores musculares, observando-se as diversas regiões da face onde é necessário o combate à flacidez muscular.

2. O tempo de aplicação da técnica deve estar em torno de 20 minutos, dependendo das freqüências e intensidades utilizadas durante a sessão.

3. A intensidade trabalhada é variável em cada paciente, sendo indispensável observar se durante a atuação dos estímulos da corrente farádica os músculos movimentam-se, realizando a ginástica isométrica passiva.

Avaliação Estética
Na avaliação estética facial, devem ser analisados os seguintes aspectos:

1. As contra-indicações gerais de uso para as correntes elétricas.

2. Presença de cirurgias, paralisias faciais.

3. Presença de dermatoses, dermatites e outras alterações da integridade da pele, como psoríase, reações alérgicas, queimaduras de sol, quadros inflamatórios e infecciosos, acne rosácea, etc.


Contra-Indicações da Corrente Farádica
•  Gestantes

•  Epiléticos

•  Portadores de próteses metálicas

•  Portadores de marca-passo

•  Cardiopatas

•  Infecções cutâneas

•  Neoplasias

•  Aplicação através do globo ocular

 Tipos de correntes utilizadas na estética:

 
  Corrente Galvânica

 
  Corrente de Alta Frequência

 
  Corrente Mista

 
  Corrente Farádica

 
  Microcorrente

 
Corrente Galvânica

 
A corrente galvânica está disponível nas polaridades positiva(+) e negativa(-), assim como as substancias a serem ionizadas.
  • Funções dessa corrente:
Desincrustação - Limpeza profunda da pele;

  • Ionização - Introdução de substancias ativas dos produtos na pele;
Desincrustação - é a ação de desincrustrarsaponificação mais profunda na pele, liberando o excesso de sebo e sujidades que recobrem e que se incrustam na capa córnea da epiderme.
A Ionoforese ou Iontoforese é a introdução no organismo de determinada substancia química decomposta pela corrente galvânica e os componentes ativos do produto cosmético migram para a intimidade da pele e se fixam nas moléculas dos tecidos, onde exerce sua função.

Corrente de Alta Frequência

É um tipo de corrente alternada de frequência elevada (+ ou - 10.000 Hz) transmitida por intermédio de eletrodos de vidro, os quais conduzem raios de calor, proporcionando diversos efeitos tais como:

  • Térmico;
  • Revitalizante;
  • Cicatrizante;
  • Ionizador;
  • Bactericida;
  • Desinfetante;
  • Anti-inflamatório;
  • Calmante.
A corrente de alta frequência equilibra o pH da pele conforme o eletrodo utilizado. 
Seu uso é indicado em todas as limpezas de pele, proporciona melhor absorção de cosméticos nutritivos nos tratamentos de revitalização cutânea, provocando hiperemia e elevação da temperatura local.

Corrente Mista

 
A corrente mista é a utilização das duas correntes conjugadas, Galvânica e Farádica, as quais trabalham juntas através de eletrodos especiais, como o bipolar(par de esferas).

 
A finalidade é trabalhar a ionização(penetração das substâncias ativas) e a estimulação(tonificação dos músculos da face em regiões específicas), razão pela qual deve ser aplicada em peles flácidas.Essa corrente visa o rejuvenescimento , estimulando principalmente os músculos orbiculares dos olhos, masseter, zigomáticos e frontal, fazendo um lifting da expressão facial, onde a corrente farádica de forma isolada não é capaz de atingir.

Corrente Farádica

É uma corrente de estimulação muscular, pulsante, despolarizada de baixa frequência e baixa voltagem, caracteriza-se por sua capacidade de excitar nervos periféricos e músculos estriados. Possibilita a contração e a distinção muscular sob controle, dando origem a fenomenos motores, sensitivos ou vasomotores. Para se ter resultados satisfatório, a aplicação da corresnte deve ser feita de forma lenta, respeitando as ações de contração e relaxamento dos músculos proporcionando uma ginástica facial ou corporal.

Microcorrente

É um tipo de corrente galvânica modificada, como o próprio nome já diz (micro) é uma corrente contínua de baixa intensidade, ( que estimula as fibras), utilizando baixíssima amperagem de forma pulsada, promovendo uma tonificação dos tecidos, combatendo a flacidez muscular, amenizando as rugas de expressão da face, pescoço e colo.
A microcorrente acelera a produção de Trifosfato de Adenosina(ATP), sendo essa molécula a grande responsável pela síntese proteica e regeneração tecidual devido a sua participação em todos os processos energéticos da célula.
Através da passagem de ondas elétricas indolores, a microcorrente promove a estimulação do colágeno(aumento da produção de fibroblastos, que são as células que produzem as fibras colágenas, elásticas e reticulares), melhorando a oxigenação e hidratação da pele, diminuindo os sinais de envelhecimento e a flacidez do corpo e da face.

Contra -Indicações das correntes elétricas na estética

Cliente com prótese dentária(diminuir a corrente);

  • Clientes com pinos ou placas de metal no corpo;

  • clientes cardíacos ou portadores de marca passo:

  • Hipertensos

  • Clientes com pele sensível;

  • Durante o período de gravidez;

  • Tireoidismo;

  • Estado febril;

  • Peles com eczemas, feridas, queimaduras ou alergias cutâneas;

  • Clientes com câncer de pele;

  • Portadores de epilepsia ou patologias neurológicas que contra indiquem aplicações de correntes elétricas.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

CROMOTERAPIA

A Cromoterapia é uma ciência que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia
do corpo, da mente e das emoções.
Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, como no Egito antigo, nos
templos de luz e cor de Heliópolis, como também na India, na Grecia, na China, onde suas
aplicações terapêuticas foram comprovadas através da experimentação constante e verificação
de resultados.
Atualmente há estudos onde se determina qual a cor mais adequada para ambientes de
estudo, ou de trabalho, ou hospitais,etc. Até nas propagandas o uso de cores é estudado,
dependendo do objetivo a que se quer chegar, o público alvo e o produto que está sendo
trabalhado.
A Cromoterapia é baseada nas sete cores do espectro solar e cada cor tem uma vibração
específica, atuando desde o nível físico até os mais sutis.
Querer catalogar, classificar as cores, é limitar o poder da luz. Cada cor tem uma infinidade de
aplicações, pois elas são utilizadas conjugadas a outras energias que estão além dos sentidos,
em outras dimensões. Por isso, eventualmente, pode-se usar determinada cor conseguindo-se
determinado efeito e, em circunstância diferente, é preciso usar outra até aparentemente
antagônica para conseguir o mesmo efeito.
Para cada pessoa deverá ser feita uma sensibilização diferente, pois a cor deverá combinar
com as cores dessa pessoa. Não há cor melhor ou pior, mais nobre ou menos nobre, o que
pode haver é a cor errada para determinado momento.
Por exemplo: costuma-se catalogar o azul como uma cor calmante e quando um paciente se
queixa de irritação, nervosismo, costuma-se pensar em alguma cor dentro dos tons de azul.
Mas esse paciente pode estar muito desenergizado, tentando superar essa falta de energia e
ficando irritado por não conseguir o desempenho que gostaria de ter. Nesse caso, sua
necessidade poderia ser de uma cor energética como o vermelho ou o laranja, quando então
se acalmaria.
O cromoterapeuta deve ter formação e visão holística e a sensibilidade desenvolvida para
utilizar as cores da forma adequada, ativando as energias que estão deficitárias, ajudando na
recuperação de células doentes e contribuindo na indução a melhores hábitos mentais que se
traduzirão em melhoria da ação, dos hábitos e da conduta, levando à harmonização e à saúde
integral.
Cada parte do nosso corpo esta estritamente relacionada com as cores do espectro, portanto,
dependendo da moléstia, necessitamos tratar essa parte com sua cor vibracional
correspondente. Por exemplo: diabetes usamos o amarelo por sua ação reativadora e
renovadora.
O ser humano e a natureza necessitam da luz do sol para viverem. Sem luz não há vida e
dessa maneira, o homem e a natureza recebem a luz solar e esta se decompõe em sete raios
principais que são distribuidos por todos os nossos corpos, físico e energético. Se houver
desequilíbrio dessas cores, as doenças refletem-se no nosso corpo físico e adoecemos.
A Cromoterapia, através de suas cores energéticas, reestabiliza o equilíbrio do organismo,
obtendo-se, portanto, a cura. No tratamento Cromoterápico, podemos utilizar várias técnicas
como fonte de cura ou harmonização: luz do espectro solar, luz de lâmpadas coloridas,
alimentação natural, mentalização das cores e ainda contato com a natureza. As técnicas
descritas aqui, podem ser utilizadas no tratamento das moléstias conforme tabela (na opção
"tratamento").

Luz de Lâmpadas Coloridas:
Nessa técnica utilizamos um bastão com bocal para lâmpada, escolhemos uma lâmpada de
25Watts com a cor estabelecida na tabela de tratamento.
Aplicamos em movimentos circulares, sentido horário, numa distância de 5cm da pele. Essa
exposição deve ser por um período de 5 minutos, uma vez ao dia, até o desaparecimento dos
sintomas.
- Aplicação da luz azul para problema muscular
- Aplicação de luz amarela para tratamento do fígado
- Luz azul no tratamento das articulações
- Luz verde para infecções
- Alimentação Natural
Como coadjuvante do tratamento, a alimentação natural tem sua devida importância na
harmonização do nosso sistema. Para isso, devemos selecionar alimentos que têm sua cor
relacionada com o seu tratamento Cromoterápico. Exemplo: se estiver tratando com a cor
amarela, procurar ingerir mais alimentos com essa tonalidade.
Mentalização das Cores
Se você tiver uma certa facilidade em visualizar mentalmente as cores do espectro, poderá ser
feita essa mentalização no respectivo local ou órgão pelo prazo de 30 segundos duas vezes ao
dia.
Contato com a Natureza
Como nosso corpo físico está estritamente ligado ao nosso campo mental, faz-se necessário
que esvaziemos a mente do estresse diário para tanto, o contado com a natureza é uma fonte
benéfica para a tranquilização da mente e harmonização do corpo.
Vermelho: Ativador da circulação e sistema nervoso (não utilizado)
Rosa forte: Age como desobstruidor e cauterizador das veias, vasos e artérias e eliminador de
impurezas no sangue
Rosa: Ativador, acelerador e eleminador de impurezas do sangue
Laranja: Energizador e eliminador de gorduras em áreas localizadas
Amarelo forte: Fortificante do corpo, age em tecidos internos
Amarelo: Reativador, desintegrador de cálculos, purificador do sistema e útil para a pele
Verde forte: anti-infeccioso, anti-séptico e regenerador
Verde: Energia de limpeza, vaso-dilatador e relaxante dos nervos
Azul forte: Lubrificante das juntas e articulações
Azul: Sedativo, analgésico, regenerador celular dos músculos, nervos, pele e aparelho
circulatório
Índigo: Anestésico, coagulante e purificador da corrente sanguínea. Limpa as correntes
psíquicas
Violeta: Sedativo dos nervos motores e sistema linfático, cauterizador das infecções e
inflamações
Reunimos, em uma tabela, os casos de enfermidades mais comuns e sua recomendação de
tratamento. Enfermidades e seu tratamento.

MOLÉSTIA COR
- Indigestão, hepatite, icterícia, fígado, vesícula-biliar, pâncreas, rins, intestinos, espinhas e
afecções da pele (Amarelo)
- Asma, bronquite e pulmões (Laranja)
- Problemas sanguíneos, feridas, infecções e cistos mamários (Verde)
- Resfriado, sinusite, infecção do ouvido, estresse, tensão nervosa, reumatismo agudo e
articulações (Azul forte)
- Inflamação de garganta, tireóide, prisão de ventre e espasmos (Azul)
- Inflamações dos olhos, catarata, glaucoma, cansaço ocular, epistache (sangramento nasal) e
nevralgias (Índigo)
- Incontinência urinária e psicoses (Violeta)

Auriculoterapia

É um tratamento de acupuntura na orelha, uma prática pouco conhecida, mas que já vem
sendo desenvolvida desde as antigas civilizações orientais. Sempre buscando soluções para
nossas angústias e desconsolo, a medicina apresenta novas descobertas. Uma delas é a
medicina alternativa, que para muitos pode parecer uma bobagem, mas não é bem assim.
Este tratamento terapêutico consiste na estimulação dos pontos cutâneos específicos da
orelha, promovendo assim uma estabilidade interna do organismo. A Auriculoterapia é utilizada
no tratamento do tabagismo, obesidade, enxaqueca, dores em geral, depressão, ansiedade,
coluna e síndrome do pânico, dentre outras. Este tipo de medicina vem atraindo cada vez mais
pessoas, que buscam tratamentos alternativos, sem muita dor e sem remédios químicos.
Auriculoterapia utiliza apenas medicamentos homeopáticos, em especial feitos a base de
flores, os chamados florais, que não possuem contra indicações.
A Auriculoterapia é desenvolvida para dar uma maior harmonia ao corpo, melhorando o
equilíbrio do organismo. Mas deve-se lembrar que não cura todos os tipos de doenças. Não
podemos falar em Aurículoterapia sem conhecer um pouco de acumpuntura. :
Acupuntura é um método de tratamento que equilibra o Qi, que é a Energia ou Força Vital.
Pontos de Acupuntura,são pontos focais de Qi localizados em canais de energia ou
pathways.Quando os fluxos de energia correm livremente por estes pathways a saúde é
mantida. Quando este fluxo de energia é deficiente, excessivo ou bloqueado, saúde é rompida,
o que resulta em enfermidade ou dor.Colocando-se micro-agulhas em pontos específicos de
Acupuntura, o Qi do corpo pode ser restabelecido, colocado em equilíbrio e o fluxo de energia
devolvido ao normal.Acupuntura pode ser usada para tratar problemas agudos ou crônicos e
também como tratamento preventivo.A acupuntura trabalha com o corpo e aumenta a
vitalidade global e Energia. A acupuntura é uma técnica de tratamento que consiste no
estímulo de pontos determinados da superfície da pele. Neste processo são utilizados
micro-agulhas descartáveis. São também utilizadas, as ventosas (ventosoterapia), como
também môxa (moxabustão), as quais são preparadas à partir da erva Artemísia e também
pressão (DO-IN), Ultra-som, estimulação cutânea, raio luminoso, eletricidade, campo de
energia.

Jucimara de Oliveira

Reflexologia Podal

A reflexologia baseia-se no principio de que existem áreas, ou pontos reflexos nos pés e nas
mãos que correspondem a cada orgão, glândula e estrutura no corpo. Ao trabalhar nesses
reflexos, reduzimos a tensão em todo o corpo. A energia está sempre fluindo atraves de canais
ou zonas no corpo, que terminam formando os pontos reflexos nos pés e mãos.
Quando esse fluxo de energia flui desimpedido, permanecemos saudáveis, e quando está
bloqueado por tensão ou congestão, ocorre a doença.. Mediante o tratamento dos reflexos, os
bloqueios são desfeitos, e a harmonia é restaurada a todos os sistemas. Tratando um pé de
cada vez, trabalhamos nos reflexos da sola, os lados e peito do pé, usando as tecnicas digitais
apropriadas.
O principal benefício da reflexologia é o relaxamento. Ao reduzir a tensão, tambem melhora a
irrigação sanguinea, faz aflorar um funcionamento nervoso desimpedido, restabelece a
harmonia entre todas as funções do corpo e combate o seu estresse.
Como os pés representam um microcosmo
do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes do corpo estão dispostos em arranjo
similar nos pés.
A representação microcósmica de partes do corpo em diferentes áreas do organismo também
se manifesta na íris do olho, na orelha e nas mãos.
Todavia, as zonas reflexas dos pés são mais fáceis de localizar porque cobrem uma área
maior e são mais específicas, tornando mais fácil trabalhar com elas.
A pressão é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas
específicas, provocando mudanças fisiológicas no corpo, na medida em que o próprio potencial
de cura do organismo é estimulado. Dessa maneira, os pés podem desempenhar um papel
importante para conquistar e manter uma saúde melhor.
A técnica do tratamento reflexológico é simples, não requerendo anos de treinamento para ser
aplicada eficazmente. Nesta forma de terapia, útil no tratamento de doenças e eficaz para
manter a saúde e prevenir o aparecimento de doenças, é muito importante o relacionamento
entre o terapeuta e o beneficiário no processo de cura.
Fonte:http://www.sensiart.com/Paginas/Massagem/Reflexologia_Massagem.htm