quarta-feira, 30 de novembro de 2016

MANUPUNTURA (ACUPUNTURA NAS MAOS)

MANUPUNTURA


Uma forma de não usar substancias entorpecentes e analgésicas para controlar a dor é o emprego da acupuntura.
Faz-se uso de agulhas nos pontos dos meridianos energéticos. A agulha no ponto certo desbloqueia o fluxo de energia Qi, estimula seletivamente as fibras nervosas e manda o cérebro liberar endorfinas. O resultado é o relaxamento imediato das camadas musculares e o alívio da dor
De uma maneira simplista , podemos dizer que cada ponto tem uma função energética, pontos que sedam, que tonificam, que aquecem, que tiram calor, que fornecem energia para o organismo, etc., tratando as doenças de acordo com sua necessidade.
As agulhas de acupuntura são instrumentos utilizados para estimulação dos pontos de acupuntura. Hoje, as agulhas são de aço inoxidável, mas no passado, vários materiais foram usados, como lasca de pedra, bambu, ferro, ouro, platina, espinhos, etc.
A agulha de acupuntura metálica, sendo um objeto pontiagudo, eletricamente carregado, concentra as cargas elétricas em sua ponta, obedecendo ao “princípio das pontas”. Com seu potencial elétrico na ponta, quando é inserida nos pontos de acupuntura, tem poder de alterar a polaridade dos Canais de Energia Principais, iniciando um processo de estimulação desses canais por meio das mudanças de polaridade que ocorrem na área, favorecendo, provavelmente, a melhor condução de Qi.
Existem diversos tipos de agulhas: filiformes, de diversos calibres e comprimentos. Os principais tipos são: agulha de acupuntura capilar cilíndrica, agulha triangular (usada para sangria) e agulha de retenção (auriculoterapia).
O uso de agulhas ajuda a tirar os excessos de calor e tonificar a parte fria do corpo.
Métodos utilizados
1 - Acupuntura nas mãos - Koryo Sooji Shin - é um microssistema muito eficaz e inteligente, na minha experiência atua com maior rapidez do que a sistêmica. Cada mão é um corpo inteiro, tem a correspondência das pernas e de todas as articulações do corpo, além de todos os órgãos internos, além de conter todos os meridianos do corpo em cada dedo e podemos fazer o raciocínio de sedação e tonificação, assim como na sistêmica. Os seus efeitos são muitos rápidos.
tambem podera ser feito o uso de uma caneta ou um objeto de ponta media para o uso da manupuntura pois este metodo e tambem é tao eficaz quanto o uso das agulhas.

Jucimara massoterapêuta



CROMOTERAPIA ( TERAPIA DAS CORES)

TERAPIA DAS CORES


Vivemos sob o efeito da combinação da dupla luz e cor - até mesmo sem perceber. Num dia cinzento, por exemplo, podemos nos sentir deprimidos e desanimados. Já um céu luminoso de verão tem o poder de nos deixar alegres e de bem com a vida. Dentro de casa, o efeito das cores também pode ser sentido. Como a luz azul ajuda a embalar o sono do bebê, enquanto as vermelhas estimulam a paixão e a excitação sexual. Essas vibrações energéticas de luzes coloridas são empregadas pela cromoterapia para restaurar a vitalidade e promover o equilíbrio físico, emocional e mental.

Segundo os princípios dessa técnica, estar na presença da cor relacionada a qualquer um dos chakras pode ajudar a restaurar seu equilíbrio e estimular a saúde.
Essa utilização tem uma vantagem: como o foco não está dirigido para uma parte do corpo, as luzes podem permanecer acesas por mais tempo.


As cores estão sempre influenciando o nosso temperamento e a nossa vida. Seja a cor do céu, a cor da parede do seu quarto, a cor da roupa que você está usando. Em um mundo colorido, é bom saber que a escolha da cor certa para você pode transformar a sua vida, trazendo sucesso nos negócios, na saúde e no seu bem-estar.

Para isso, existe o estudo das cores. A Cromoterapia é a ciência que emprega as diferentes cores para alterar ou manter as vibrações do corpo. Os estudos das cores é realizado há milhares de anos por antigas civilizações como as do Egito, Índia, Grécia e China. Atualmente, é cada vez mais utilizado na área médica, na moda, na decoração, com a indicação das melhores cores para aplicar em ambientes de trabalho, de estudo ou de hospitais, e na publicidade, que busca as cores para seduzir o seu público-alvo.

A cromoterapia compõe-se das seguintes técnicas para o tratamento:
Diagnósticas: É feito o levantamento dos sintomas do paciente, verificação energética.
Cromoterápicas: Utilização de lâmpadas coloridas, bastão cromático, pedras coloridas.
Coadjuvantes: Auxiliam o tratamento, e aí entram as técnicas como alimentação colorida, cores nos ambientes, roupas coloridas.

Para cada pessoa e cada momento existem as cores mais adequadas. Na Cromoterapia são utilizadas as propriedades terapêuticas das cores: Vermelho, amarelo e laranja são as cores estimulantes. Azul, violeta e índigo são as cores que produzem sensações de relaxamento, acalmam. E o verde traz o equilíbrio.


Veja agora como elas podem beneficiar sua vida:

• Vermelho (chakra básico) - Dá capacidade de realização e vigor.
• Laranja (segundo chakra) - Estimula a alegria e otimismo.
• Amarelo (chakra do plexo solar) - Ativa o centro mental e aumenta o poder pessoal.
• Verde (chakra cardíaco) - Equilibra a força vital e acalma.
• Rosa (chakra cardíaco) - Incentiva o amor, o carinho e a ternura.
• Azul-claro (chakra da garganta) - Facilita a auto-expressão e tranqüiliza.
• Índigo (chakra do terceiro olho) - Atua na criatividade, promove a intuição e estimula a memória.
• Violeta (chakra da coroa) - Purifica e aumenta a conexão espiritual.

Jucimara Massoterapêuta

terça-feira, 29 de novembro de 2016

CHAKRAS E SUAS CORES


São sete os chakras principais, e cada um deles se associa a uma cor diferente, a glândulas diferentes e a cristais diferentes. Cada chakra é um vórtice energético em forma de cone, com o vértice no interior do corpo, ligado à coluna, e a base voltada para fora. O sétimo chakra tem a base arredondada no topo da cabeça, virada para cima, e o primeiro tem a base virada para baixo, em direção ao chão. Todos os outros são cones duplos, partindo do centro (coluna) para a frente e para trás (ver ilustração). Ao utilizar as pedras sobre os chakras, vamos colocá-las na frente do corpo, mas é preciso que a pessoa em que elas estarão sendo aplicadas visualize a energia das pedras atingindo também a parte posterior de cada chakra. O cristal de quartzo pode ser utilizado em conjunto com qualquer chakra, embora, por suas características principais, seja classificado como pertencente ao chakra coronário (sétimo). Descendo da cabeça para os pés.
Os chacras são centros de força existentes em todos os seres humanos que captam, transformam e distribuem as diversas freqüências de energia. Os chacras absorvem a energia (Chi, Ki, Prana, etc) processam essa energia, enviando-a para o sistema nervoso, para as glândulas endócrinas e depois para o sangue. trabalhando o equilíbrio dos chacras através de exercícios bioenergéticos, visualizando cores e a utilizando cristais favoreceremos o bom funcionamento e conseqüente equilíbrio do físico, emocional, mental e espiritual.
São sete chacras principais e cada um deles está associado a uma glândula endócrina e a um plexo nervoso. Por exemplo, o quarto chacra é o cardíaco que fica na região do coração, sendo responsável pela irrigação energética dessa área; está ligado às vibrações do amor. Tem as cores verde e rosa e podemos trabalhar com o quartzo rosa, quartzo verde ou turmalina melancia, que nos favorecerá desenvolver de maneira equilibrada o amor, a autoconfiança e a harmonia. Já o sexto chacra, o frontal, está localizado na testa e é responsável pela irrigação energética dessa área; está ligado à visão. Tem a cor azul índigo e podemos trabalhar com a sodalita, turmalina azul e lápis lazuli, que nos favorecerá desenvolver e ampliar nossa visão da vida, clareza de idéias e concentração (segue abaixo lista completa).

vamos iniciar nosso estudo pelo sétimo chakra.



O Chakra Coronário (sétimo chakra)
Ametista e/ou cristal de quartzo

O Chakra Frontal (sexto chakra)
Sodalita

O Chakra Laríngeo (quinto chakra)
Quartzo azul e/ou ágata azul
O Chakra Cardíaco (quarto chakra)
Quartzo verde, quartzo rosa ou esmeralda

O Chakra do Plexo Solar (terceiro chakra)
 Citrino ou Jaspe Amarelo

O Chakra Sexual (segundo chakra)
Ágata Cornalina

O Chakra Básico (primeiro chakra)
Quartzo vermelho e/ou ônix

Existem diversas maneiras de energizar esses vórtices de energia e uma delas é com as cores. Elas funcionam como um estímulo para nosso corpo. “Você pode imaginar cada chacra pulsando em sua cor. Comece pelo básico, localizado na base da coluna, e vá subindo até o coronário, no topo da cabeça; pulse durante 5 minutos uma luz colorida em cada chacra e finalize pulsando todos ao mesmo tempo por mais 5 minutos.”
Os chakras sao invisivel a visao humana, sendo possivel ve-los apenas com o terceiro olho ou chakra da terceira visao.

Jucimara Massoterapeuta