terça-feira, 16 de agosto de 2016

Ventosaterapia 

A ventosaterapia é uma técnica milenar que utiliza a sucção como forma terapêutica

Desde séculos passados, os povos mais primitivos já procuravam maneiras de curar doenças. Mesmo sem as facilidades que temos hoje em dia, estes povos conseguiam resultados através de recursos da própria natureza.

Segundo registros históricos que temos conhecimento, os índios desenvolveram a técnica da ventosaterapia utilizando chifres de animais, os chineses a usavam com bambus e, tempos depois, os europeus desenvolveram a técnica com copos de vidro.

Esta técnica muito antiga que se tornou popular como uma alternativa minimamente invasiva para desintoxicar o organismo, reduzir dores, desconfortos, estresse, e tudo o que tem a ver com alinhamento de energias.

Ao ser realizada a sucção da pele e a musculatura para dentro do copo, o vácuo formado estimula a circulação sanguínea e com este processo são liberadas as toxinas existentes do sangue.
Quando a circulação é ativada através da ventosa, o aumento de sangue favorece a nutrição de músculos, alivia as tensões, dores musculares e articulares. O uso da técnica também é realizada com objetivos estéticos, como, por exemplo, o tratamento da ventosaterapia para celulites e estrias.

A ventosaterapia pode ser utilizada como um auxílio para tratamentos com fins terapêuticos e é um grande aliado a outras técnicas de massagem. Cada sessão de ventosaterapia dura cerca de 60 minutos e pode ser associada às massagens de tui-ná e ao shiatsuque relaxam e reforçam o tônus muscular, além de estimular a produção de endorfinas, analgésicos naturais produzidos no organismo, aliviando as dores. No tratamento de ventosaterapia aparecem algumas marcas avermelhadas, devido à pressão do vidro na pele. Mas essas manchas desaparecem naturalmente em dois dias.

Esta terapia é segura e confortável, nada invasiva nem dolorosa, adapta-se a todas as pessoas ,já que ajuda a melhorar  problemas como dor muscular, fadiga, artrite, prisão de ventre, alergias, asma, problemas de pele e tratamento da dor em geral.

O tratamento requer um ambiente calmo e relaxado onde ocorrerá a sessão de ventosaterapia. Também há de se cuidar em procurar profissionais gabaritados no uso da MTC (Medicina tradicional Chinesa) afim de executar a técnica junto aos 14 meridianos correspondentes.
 
QUAIS OS BENEFÍCIOS DA VENTOSATERAPIA?

Como o foco terapêutico da ventosa é controlar a corrente sanguínea, podemos destacar:

•  Desintoxicar o Organismo

•  Lombalgias

•  Tratamentos para dores musculares

•  Dores abdominais

• Cefaléia

•  Problemas Digestivos

•  Hipertensão Arterial

•  Melhora o humor

CONTRA-INDICAÇÕES: 

As principais contra-indicações são doenças contagiosas crônicas e agudas, doenças infecciosas, hemorragias, traumas, tumores malignos (não se massageia área de tumor), lesões abertas na pele e queimaduras solares. Mulheres grávidas devem consultar um médico antes de iniciar o tratamento.