quarta-feira, 28 de agosto de 2013

                        Massagem: Vibracional Interativa (terapia do toque)    
 
O toque é um dos cinco sentidos humanos. A pele é o maior órgão sensorial do corpo. A massagem, em geral, constitui-se de uma variedade de toques sobre o corpo de uma pessoa, com as mãos,  buscando o relaxamento muscular, alívio de dores e até mesmo conforto emocional, proporcionando ainda, inúmeros efeitos terapêuticos sobre o indivíduo massageado, quando aplicadas técnicas mais elaboradas da massoterapia.
Todos nós nascemos com a necessidade natural de contato físico, desde o nascimento precisamos desse contato para nos alimentar, através da amamentação.
Durante meus 15 anos de experiência como massoterapeuta tenho observado que ainda encontramos resistência ao ser tocado, consequência de uma cultura em que criamos e desenvolvemos uma reação negativa ao toque, associando-o como invasão de privacidade e até mesmo confundindo, contato físico com sexo. O tocar é sim um carinho, no entanto nem sempre com o propósito de seduzir. A massagem é um carinho sem malícia.  
O toque é extremamente importante para a saúde física, para o emocional e o bem-estar. Estudos têm demonstrado que a terapia do toque contribui para uma vida mais saudável. Foi descoberto que, após o contato físico prolongado, como em uma massagem, a área hipotalâmica do cérebro experimenta uma redução de atividades na produção das enzimas hormonais, diminuindo o nível de hormônios do estresse, aumentando o nível de endorfinas dando a sensação de alívio e bem estar.
Uma das primeiras respostas ao estresse é o aumento da frequência cardíaca onde o sangue circula pelo corpo, braços e pernas em velocidade maior, como se quisesse lutar ou fugir, aumentando a ansiedade. Nesse mesmo enfoque podemos usar outras terapias associadas, com propósito único de acalmar e acalentar os pensamentos através de sensações.
Cada um dos cinco sentidos são extremamente importantes, não só para o que nos permite fazer conexões cognitivas com o mundo, mas para nos fornecer um equilíbrio entre o corpo e mente. Durante uma sessão de relaxamento, um conjunto de cuidados pode contribuir. Além do toque, um ambiente agradável, cheiro e sons são essenciais. Essas associações contribuem e estimulam o cérebro a dar respostas positivas. Por exemplo, a música tocada durante a massagem leva ao cérebro um som suave, acalma e desacelera a respiração e as batidas do coração.  Esse som faz com que nosso ritmo cardíaco acalme, diminuindo a ansiedade e frequência cardíaca. O olfato é outra forma de estimular respostas do corpo. O cheiro pode nos trazer a mente boas lembranças, através do aroma podem resgatar lembranças de bons momentos do passado, pensamentos agradáveis proporcionando sensação de bem-estar.
a Massagem Vibracional é uma técnica que visa o nivelamento físico, emocional e energético do ser humano. Não é uma massagem convencional, pois há a junção de terapias complementares para obtenção do equilíbrio, tratando o ser de uma forma total, ou seja, holística. “A sensação obtida com a Massagem Vibracional é extraordinária!!!
Na técnica, é usada uma somatória de aromas, cores e deslizamentos manuais, que são realizados de acordo com os ritmos musicais escolhidos detalhadamente dentro de uma anamnese emocional e energética, aliados a cristais e equilíbrio das polaridades, que induzem o indivíduo ao bem-estar imediato! “Esta massagem não trabalha somente o corpo físico, mas também as energias deste corpo”.
Massagem Vibracional
É uma Massagem Vibracional feita com óleos aromáticos, lenços coloridos e realizada no ritmo de uma música.
São 10 cd’s diferentes, com ritmos diferentes e cada um para um tipo de problema e preparados por uma musicoterapeuta: alivia o estresse, dores, insônia, agitação e desânimo.
Esta massagem usa cromoterapia, aromaterapia e musicoterapia.
Tire um tempo pra você deixando de lado preconceitos, falta de tempo e até mesmo a preguiça. Renda-se a essa viagem de auto-descoberta, procure dar-se esse presente. Durante a massagem esqueça de tudo,  feche os olhos e preste atenção à sua respiração e as partes do seu corpo que se movimentam quando você inspira ou expira. Tente se livrar de toda preocupação ou problema que esteja em sua mente. Ao sentir o toque das mãos hábeis do massoterapeuta, seja receptivo e simplesmente se centralize nas sensações causadas pelo contato do toque e deixe que seu corpo envie as respostas, relaxando e equilibrando as energias.


Jucimara
 Massoterapeuta