sábado, 25 de setembro de 2010

TUDO SOBRE ARGILOTERAPIA NA ESTETICA


             Tudo sobre Geoterapia na Estética
            Ela é encontrada na natureza e, desde a Antiguidade, tem-se apresentado como um poderoso aliado da Medicina e da Estética. Verde, branca, rosa, vermelha, bege ou amarela, a argila, quando utilizada corretamente, apresenta resultados fantásticos nos tratamentos cosméticos.
            Acreditavam os egípcios que argila nada mais é do que barro, terra, um dos melhores remédios que existem na natureza. A terra tem capacidade de absorver impurezas do nosso organismo, purificar e refrescar, aliviando febres, cicatrizando feridas, eliminando dores, acalmando os nervos e recuperando células doentes. O efeito essencial da terra reside, sem duvida alguma, na sua capacidade de absorção. Ela absorve os princípios vitais do sol, da água e do ar, constituindo-se num poderoso agente de recuperação física.
            Documentos da antiguidade, muito antes de nossa era, testemunham que os médicos egípcios utilizavam silicato para ulceras e inflamações, assim como usavam lama quente, das margens do rio Nilo, para tratar as deformações reumáticas. As propriedades anti-sépticas da argila eram bem conhecidas, sendo utilizada nas mumificações dos faraós. Varias personalidades usaram silicato na terapêutica, Hipocrates, avicena, Galeno, dioscórides e até Gandhi, mais recentemente na Índia. A civilização moderna se afastou e se desviou da natureza, deixando de lado, com grande prejuízo para nós, este elemento tão importante para saúde e beleza integrais do ser humano.

Raios-X da argila.
            A argila é uma rocha, constituída por certo numero de minerais diferentes e em proporções variadas, chamada de silicato minimizado. Predominando o silicato de alumínio hidratado. Dependendo do local onde o silicato for apanhado, pode ter sido substituído por magnésio ou ferro. Existem vários tipos de silicato minimizados (titânio, magnésio, cobre zinco, alumínio, cálcio, potássio, níquel, manganês, lítio, sódio e ferro). Tais diferenças nunca modificam os principais efeitos terapêuticos, a ação antiinflamatória e cicatrizante que só deve á sílica e ao alumínio, cuja concentração é sempre muito elevada (30 a 50%).
            O silicato (argila) tem, ainda, ação absorvente e anti-séptica. Cerca de 70% dos minerais existem na terra são silicatos, a pedra, o tijolo, o concreto, o vidro são silicatos ou derivam deles.

Oligoterapia ou geoterapia?
            Os oligoelementos são substancias encontrados em abundancia nos reinos animal, vegetal e mineral. São metais e metalóides existentes no corpo humano, em doses infinitesimais, mas indispensáveis ao funcionamento do organismo. Assim, a oligoterapia é o estudo dos oligoelementos.
            Já a geoterapia é o estudo de elementos retirados da terra para terapias. Temos, por exemplo, as pedras vulcânicas, pedras de gêiseres, lama, barro e argila. Desta forma quando falamos de oligoterapia, estamos também incluindo geoterapia, que se aplicam mais a substancias retiradas de seres inanimados. Muitas comprovações aliadas à necessidade de retorno ao natural estão levando as pessoas a recorrerem desta pratica, porem o cuidado com a origem da argila é da maior importância.


Composição e propriedades
As argilas mais utilizadas nos tratamentos estéticos são a verde, a rosa e a branca. Cada uma delas possui propriedades e indicações especificas. Conheça-as melhor:







Argila branca

Composição química:
Silício, oxido de alumínio, cálcio, ferro, magnésio, potássio, oligoelementos (MG, Zn, Mn, Cu, Se), ph 5.
Atividade/ Propriedade:
Cicatrizante.
Aplicação principal:
Utilizada em máscaras cicatrizantes para peles sensíveis, leites e shampoos.
Concentração recomendada:
Mascaras de 10 a 40 %, shampoos de 2 a 5%, emulsões para o corpo de 1 a 3% e cremes de 2 a 5%.
Observação:
Apresenta maior teor de alumínio e menor teor de ferro que a argila verde, essa característica torna-se vantajosa se considerando que seu uso é recomendado para peles com excesso de oleosidade, o que impede que o alumínio seja absorvido rapidamente. Por outro lado, esse produto é eficaz na remoção desta mesma oleosidade e seu teor de potássio e oligoelementos hidrata a pele retirando o aspecto de brilho vitrificado provocado pela secreção sebácea, ao mesmo tempo em que auxilia na regeneração de pele acnéicas, por seu alto teor de silício.


Argila rosa

Composição química:
Mistura de argila branca com vermelha (sílica, oxido de ferro, oxido de magnésio, oxido de potássio e oligoelementos.
Atividade/ Propriedade:
Suavizante, cicatrizante, adstringente e anti-séptica.
Aplicação principal:
Utilizada em mascaras suavizantes e cicatrizantes para peles delicadas e com tendência ao ressecamento, leites e shampoos para cabelos normais.
Concentração recomendada:
Mascaras de 10 a 40%, shampoos de 2 a 5%, emulsões para o corpo de 1 a 3% e cremes de 2 a 5%.
Observação:
Poder tensor age na ptose cutânea, regenerador tecidual, utilizada em peles maduras com finalidade hidratante e revitalizante para o rosto e corpo. O fato de possuir silícios auxilia na prevenção da formação de crostas e descamações próprias da pele menopausada. Oferece aspecto de maciez ao toque por conta dos óxidos de magnésio. Sua quantidade de alumínio e intermediaria entre a branca e a verde, o que resulta em toxicidade moderada.


Argila verde
Composição química:
Silício, oxido de alumínio, cálcio, ferro, magnésio, potássio, oligoelementos (Mg, Zn, Mn, Cu, Se) ph7.
Atividade/ Propriedade:
Cicatrizante, adstringente e estimulante.
Aplicação principal:
Utilizadas máscaras faciais e corporais para peles oleosas e acnéicas, em shampoos anticaspa.
Concentração recomendada:
Mascaras de 10 a 40%, shampoos de 2 a 5%, emulsões para o corpo de 1 a 3% e cremes de 2 a 5%.
Observação:
Menor teor de alumínio, oxigenante, descongestionante desintoxicante. Utilizada para o corpo e rosto, além do couro cabeludo.


Aplicação na Estética

            As terapias a base de argila tem vasta aplicação na área estética. Existem vários tipos de argila e sua composição química não se altera muito. As diferenças mais sensíveis dizem respeito à procedência, pureza e concentração de seus elementos. A argila é retirada de solos profundos, são micronizadas e purificadas para utilização. Algumas são também esterilizadas com raios gama com comprimento de onda suficiente para eliminar bactérias. Os principais efeitos obtidos com argila nos tratamentos estéticos são:

·        Ação ativadora da circulação sangüínea: quando aplicada sobre a pele, a argila promove um aumento da circulação superficial, favorecendo maior aporte de oxigênio e nutrientes necessários ao metabolismo celular, trazendo benefícios e diversos tratamentos em estética, como envelhecimento cutâneo, acne, celulite, flacidez, etc.
·        Ação desintoxicante: a argila funciona como desintoxicante metabólico capilar, facial e corporal. Essa ação se dá devido á sua capacidade de adsorção de toxinas. Quando aplicada na superfície cutânea, ela estabelece um sistema de troca, onde retira as impurezas da pele, deixando, em troca, elementos naturais indispensáveis ao metabolismo orgânico. Nos cabelos, a argila tem ação sebo-reguladora e estimulante do crescimento dos fios. No corpo age como depurativo e desintoxicante, além de promover a lipólise. No rosto tem ação cicatrizante, secativa e tensora, sendo excelente para peles asficticas.
·        Ação microabrasiva da camada córnea: a argila possui partículas micronizadas capazes de efetuar uma esfoliação suave na superfície cutânea, permitindo uma homogeneização da pele (esfoliante suave ou peeling biológico).

Mecanismo de ação da desintoxicação metabólica integral

Os tratamentos estéticos realizados com argilas associadas a cosméticos indutores, também chamados de desintoxicação metabólica, apresentam excelentes resultados. Conheça os efeitos da argila na pele:

1.     Favorece a reprodução celular integral, afinando e clareando a pele;
2.     Estimula a circulação sanguínea e linfática integral (sangue e água);
3.     Efeito tensor cutâneo imediato no rosto, corpo e couro cabeludo;
4.     Microabrasao da camada córnea (esfoliação biológica);
5.     Efeito depurativo dos tecidos por absorção (absorve toxinas e impurezas);
6.     Estimula a atividade orgânica da pele (promove um aquecimento);
7.     Fornece os sais minerais e oligoelementos necessários;
8.     Promove a reconstituição dos tecidos;
9.     Desintoxicação metabólica capilar, facial e corporal;
10.                     No cabelo tem ação sebo – reguladora e estimulante do crescimento dos fios;
11.                     No corpo tem ação depurativa e desintoxicante;
12.                     No rosto tem ação cicatrizante, secativa e tensora;
13.                     Transmite energia e estimula as funções dos órgãos;
14.                     Tem efeito calmante e elimina bactérias;
15.                     Combate inflamações e inchaço;
16.                     Ajuda a melhorar a aparência estética da pele com psoríase por sua ação cicatrizante e regeneradora;
17.                     Redução de massa corpórea;
18.                     Fornece oligoelementos que ativam a melanogenese;
19.                     Favorece a incorporação de elementos inorgânicos;
20.                     Estimula a membrana celular no processo de regeneração;
21.                     Promove a contração, combatendo a flacidez;
22.                     Melhora a micro circulação, irriga o panículo adiposo e atenua a celulite;
23.                     Suaviza e amacia a pele.

Argila verde, rosa e branca

            A argila verde é utilizada em tratamentos faciais de revitalização por sua alta concentração de oligoelementos que participam da estrutura das fibras elásticas. Graças ao seu efeito tensor, é indicada para utilização em mascaras para tratamento de modelagem facial.
 Em tratamentos corporais funciona como adsorvente de toxinas, desinfiltrantes de tecidos intestinais, ativadora do metabolismo, associada a tratamentos hipertérmicos que estimulam a sudorese. Promove uma desintoxicação integral, removendo toxinas e impurezas faciais, que vão obstruindo os osteos e, assim, causando discromias, sinais do tempo, envelhecimento precoce e comedões.
 Também é utilizada para desobstruir o couro cabeludo, auxiliando na eliminação de caspa e seborréia, oxigenando o bulbo capilar e promovendo um fortalecimento. No corpo, promove a eliminação de líquidos e toxinas e auxilia na circulação sanguínea e na oxigenação dos tecidos, resultando numa melhora nos casos de celulite e gordura localizada, redistribuindo e reorganizando também as células adiposas e aumentando a energia corporal.
            A argila branca é perfeita para tratamentos de acne e oleosidade excessiva, pois possui propriedades adsorventes, desintoxicante, antiinflamatória, regeneradora e, principalmente, cicatrizante. Indicada também para tratamentos capilares de seborréia.
            Com efeito, tensor, regenerador tecidual, reafirmante e estimulante da circulação linfática e sanguínea, a argila rosa é especialmente indicada para tratamentos corporais de ptose tissular e de revitalização facial antienvelhecimento.

Banho de imersão

            O banho morno com argila verde ajuda a diminuir o excesso de oleosidade, penetra na pele e retira às impurezas internas, o corpo fica macio e relaxado sem tensões.
            No banho de imersão dispensa-se o uso de sabonetes, pois a argila dissolvida na água deionizada deve ser passada em todo corpo e ate no rosto. Tratamento muito utilizado no Europa e países asiáticos, esse banho é indicado para todos os tipos de pele.
            A temperatura da água deve ser de, no Maximo, 40° C. depois de um dia muito cansativo o banho de imersão deixa o corpo mais leve. Recomenda-se o uso de uma esponja, passando nos braços, pernas e corpo, o que ajuda a limpar a pele em profundidade e ativa a circulação.
            O banho de imersão com argila tem atuação terapêutica nos casos de rugas, acne, excesso de oleosidade, celulite, envelhecimento precoce e cansaço físico.

Toxinas

            Toxinas todos nós temos.
            O acumulo das toxinas pode ser atribuído á idade, doenças, medicamentos, stress, dietas impróprias, bebidas, fumos, falta de exercícios e programas para perda de peso. Esses fatores são atribuídos nas mulheres pelas mudanças hormonais e gravidez.
            Quando a pele e os rins ficam saturados, o processo de eliminação das toxinas é prejudicado e o corpo começa a armazená-las nas células de gordura e nos líquidos em volta das mesmas (intersticial). O colágeno e a elastina, responsáveis pelo suporte e elasticidade dos tecidos e da pele, são fortemente inibidos pela presença das toxinas o que ocasiona a perda da pele e conseqüente aparência flácida, a lipodistrofia genóide, mas conhecida como “celulite”, que é um tecido mal oxigenado subnutrido e desorganizado.
            As toxinas são armazenadas entre as células de gordura nos chamados líquido intersticiais (entre células) e elas não podem ser removidas por dietas, exercícios, ou qualquer outro procedimento natural. Nas mulheres estes fluidos se acumulam com mais intensidade de cintura ate os tornozelos e nos homens do abdome ate o pescoço.
            Estes líquidos foram analisados e testes apresentam de 34 a 69% de toxidade.
            O tratamento de desintoxicação drena estas toxinas e o organismo livre reage de maneira surpreendente.

O que é desintoxicação

            É um tratamento corporal que associa a Loção Indutora especialmente formulada à base de chá verde, sais de magnésio, a uma técnica especifica de bandagem com PVC e manta térmica.
            Esse processo é totalmente diferente das bandagens quentes, frias, das bandagens de perda rápida ou dos tratamentos que produzem uma melhora temporária através da perda (eliminação) de água corporal.
            Desintoxicação é um tratamento revolucionário que visa cuidar e melhorar a saúde do organismo tendo como conseqüência resultados excelentes na estética corporal.

Quais são os benefícios da desintoxicação

Na saúde:
Através da desintoxicação do organismo, nos beneficiamos com a sensível melhora nos quadros de:
Ø Insônia;
Ø TPM;
Ø Cólicas menstruais;
Ø Stress;
Ø Tratamento antitabagismo;
Ø Controle da ansiedade;
Bem estar físico, novo ânimo e disposição.

No campo terapêutico:
Ø Bursites;
Ø Tendinites;
Ø LER.

Nos problemas de pele:
Ø Psoríases;
Ø Dermatite;
Ø Micose.

Na Estética:
Ø Na tonificação e compactação da pele e dos tecidos flácidos (combatendo a flacidez);
Ø Excelentes resultados no combate á celulite;
Ø Redução de medidas corporais;
Ø Modelagem do corpo, ajudando na ptose dos glúteos, diminuírem o abdome e estomago definir cintura, reduzir culotes.
A desintoxicação não substitui exercícios físicos ou dietas, porém é um excelente complemento para qualquer tipo de programa de perda de peso ou melhora da forma física.
Não oferecemos nenhuma mágica de queima de gordura ou redistribuição de tecido, simplesmente damos ao corpo a capacidade de melhorar a sua forma através da desintoxicação do organismo.

Como a desintoxicação funciona

      O tratamento consiste em bandar todo o corpo da (o) cliente ou por regiões (localizado) em um recipiente onde colocamos a argila verde mais a loção indutora sobre o corpo através da técnica especifica de baixo para cima e agem como compressas gigantes que irão drenar naturalmente as toxinas e as impurezas dos tecidos.
A desintoxicação atua por ‘esmose’ quando a solução drena as toxinas e impurezas através dos poros. A leve pressão das bandagens e a solução estimulam as toxinas latentes do tecido adiposo sendo eliminadas pelo sistema linfático.
Eliminadas as toxinas, o colágeno e a elastina são restabelecidos e a pele adquire a capacidade de manter a nova forma modelada pela leve pressão aplicada delo PVC.
A perda de medidas é conseguida pela compactação dos tecidos flácidos e da pele. Caso o cliente esteja em processo de perda de peso ou deita (quando as células de gorduras são quebradas e liberam toxinas que se acumulam no fluido intersticial) a ação da desintoxicação será ainda mais eficaz.
A perda do peso é a única forma de reduzir o tamanho das células de gordura.
O numero de sessões a serem aplicadas varia conforme a realidade corporal de cada cliente e sua resposta perante o tratamento, porem é comum um cliente “diminuir” um numero de manequim de roupas após 3 a 4 sessões, pois a perda de medidas é cumulativa.
Logo depois de removida a argila da primeira sessão, o resultado é visível e a diferença evidente. O cliente perde medidas somente onde ele necessita perder.
O ideal é fazer as sessões com intervalos de 7 a 10 dias entre cada uma.
A solução permanece agindo no organismo do cliente por mais de 2 dias após cada sessão.
Durante a sessão o cliente se sente muito bem, pois a argila é realizada á temperatura corporal ambiente.
É muito importante o cliente beber água, pelo menos 8 copos por dia, durante 3 a 4 dias após cada sessão, pois a água ajuda no processo de drenagem das toxinas e limpeza do organismo.
Conforme a pele se compacta, as estrias, cicatrizes e manchas ficam menos evidentes.
A loção indutora foi especialmente formulada e desenvolvida para o tratamento à base de argila enriquecida com ativos e oligoelementos naturais. Ela elimina as células mortas da pele, tornando-a mais flexível, macia e rejuvenescida.
Ao mesmo tempo em que estamos drenando toxinas e compactando tecidos, utilizamos técnicas especiais para ajudar a “levantar” os glúteos, diminuir os quadris, achatar o abdome e estômago e definir a cintura. Isto é o que chamamos de esculpir o corpo, ou modelar o corpo ou redistribuir e reorganizar as células adiposas.


Jucimara Massoterapeuta

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

COSMETOLOGIA

Cosmetologia

A utilização de cosméticos é tão antiga quanto a própria civilização. Desde os tempos remotos, o homem se preocupou com o tratamento de seu corpo. O uso de bálsamos, óleos, fragrâncias, sabões, e até mesmo pinturas de rosto e corpo, por meio de substâncias minerais ou vegetais faziam parte dos hábitos dos povos mais antigos.
A utilização de cosméticos e cosmecêuticos amplificam os resultados obtidos através da massagem deve ser utilizada associada ao tratamento estético.
 Objetivam a redução da flacidez, gordura localizada, celulite e distúrbios circulatórios conforme a composição de cada produto.

Cosméticos

São substâncias que se destinam a serem utilizados em contato com as partes superficiais do corpo humano (epiderme, pêlos, unhas, lábios e órgãos genitais externos), ou com os dentes e as mucosas bucais, com a finalidade de limpar, perfumar ou proteger, para mante-los em bom estado,modificar seu aspecto ou corrigir os odores corporais, sem ação ou fins terapêutico É produtos para embelezamento que não deveriam interferir ou modificar as condições fisiológicas da pele.

Cosmecêuticos

São produtos intermediários que promovem modificações, pois interagem com a pele de maneira mais ativa.

Medicamentos

São produtos com ações mais modificadoras na fisiologia da pele que só podem ser prescritos pelo médico.



Ação dos Princípios Ativos:

· Extratos de Hera: Descongestionante e amacia o tecido.
· Extrato de Ginko Biloba: Ação anti-radicais livres, antiinflamatório, estimula a circulação sangüínea.
· Extrato de Algas Marinhas: ação vasodilatadora, atua na tonificação da pele.
· Extrato de Centella Asiática: Ativa a microcirculação sangüínea, metabólico anti-celulítico.
· Extrato de Ginseg: Restaurador dos tecidos, tônico, estimulante. Promove maior irrigação
cutânea.
· Hera: Fortalece paredes do vasos sangüíneos, estimula a circulação e auxilia a absorção
cutânea.
· Castanha da Índia: Descongestionante e vaso-protetor.
· Semente de Apricot: Pó do caroço de damasco, produto de média abrasividade. Esfoliação e renovação celular.
· Nicotinato de Metila: Hiperemizante, vaso dilatador.
· Cavalinha: Tônico e regenerador da epiderme.
· Cafeína: Vasodilatador e estimulante.
· Hidrolizado de Colágeno: Proteína responsável pela elasticidade e firmeza da pele.
· Elastina: Elasticidade da pele.
· Vitamina A: estudos provaram que a espessura total da pele após o tratamento foi maior do que para o controle não tratado, ou animais tratados com placebo.
 Outro autor disse haver evidências que esta vitamina posa alterar ou modular a síntese de colágeno.
· Vitamina E (Acetato de tocoferol): Ação contra radicais livres, antioxidante natural, atua contra o envelhecimento da pele.
· Vitamina C (ácido ascórbico): O uso tópico dessa vitamina atribui-se a inibição de danos causados pela radiação ultravioleta, sendo ainda o principal antioxidante existente no sangue e em outros fluidos teciduais. Estimula e regula a síntese de colágeno. Combate radical livres.
· Arnica: Ativador da micro-Circulação. Antiinflamatório.
· Cafeína: Regenera, contribuindo para a firmeza.
· Cânfora: Estimulante, anti-séptico, elimina a oleosidade.
· Adipol: Complexo biológico natural obtido através do extrato vegetal de Hera. Atua na quebra de moléculas de gordura.
· Celulinol: Salicilato de Poliexietilenoglicol. Possui excelente poder de penetração cutânea, tem propriedades lipotróficas e descongestionantes.

Indicações:

Para Celulite:
· Ativadores da circulação
· Descongestionantes
· Nicotinato de Metila

Para Flacidez:
· Nutritivos
· Hidratantes

Para Gordura Localizada:
· Adipol
· Celulinol

Cuidados na Aplicação dos Produtos:

Há uma freqüência cada vez maior de indivíduos sensíveis a matérias – primas contidas em cosméticos, podendo apresentar reações alérgicas ou irritações severas. Portanto antes de iniciar-se um tratamento estético com produtos cosméticos ou cosmecêuticos deve-se fazer a “prova-do-toque”. Colocar uma pequena quantidade do produto numa região onde a pele é naturalmente mais sensível, como parte
anterior do antebraço, e deixar agir por alguns minutos. Não havendo reação alérgica, como vermelhidão excessiva, coceira, inchaço, ou “bolinhas”, a paciente pode fazer uso do produto, caso contrário o mesmo não deve ser utilizado.

Massagem Estética Facial



Para auxiliar na melhoria do aspecto e saúde da face, é amplamente utilizada a massagem estética facial.
A massagem estética facial tem por objetivo a atenuação de rugas e sinais de expressão e diminuição da flacidez. Para obterem-se os resultados é necessário que sessões periódicas sejam realizadas e gradativamente o efeito rejuvenescedor da massagem será perceptível.
A massagem na face deve ser realizada de forma leve e suave, sempre considerando o sentido das manobras em função da disposição das fibras musculares e circulação linfática.
A utilização de cosméticos também é uma forte aliada à massagem na busca pelo reequilíbrio das propriedades naturais da pele.

Protocolo de Massagem Estética Facial
· Inicia-se o trabalho realizando deslizamento de cima para baixo no pescoço.
· Em seguida, na região abaixo da linha da mandíbula (papada) fazem-se deslizamentos do centro para as laterais.
· Na face realizam-se os deslizamentos em todo o rosto (observando o sentido das fibras musculares e circulação linfática).
· Após, serão realizados movimentos de fricção, desde o queixo até a testa.
· Na região dos olhos, deslizamentos com o polegar são realizados no músculo orbicular do olho (de fora para dentro, desta forma esta manobra é bastante eficiente para casos de olheiras).
· Em seguida utiliza-se de movimentos deslizantes com os dedos a fim de elevarem-se as pálpebras, um pequeno amassamento também pode ser feito nas sobrancelhas.
· Finalizamos a sessão com movimentos tonificantes faciais, pequenos tapinhas são dados principalmente na região da “papada” e pinçamentos suaves podem ser feitos em toda a face.
 Essas últimas manobras irão aumentar consideravelmente o aporte sangüíneo local gerando uma acentuada melhoria de nutrição celular,tendo ação também sobre as fibras contráteis musculares agindo, pois como tonificante facial.

Alguns pontos na face foram descritos como sendo favoráveis a beleza e vitalidade da face.
Os principais localizam-se:

· No centro das sobrancelhas,
· Nas laterais dos olhos,
· No centro abaixo dos olhos,
· Nas maças do rosto,
· No centro acima do lábio superior e inferior.
Pressões de 5 segundos podendo ser repetidas até três vezes irão estimular esses pontos auxiliando ainda mais no tratamento de revitalização e rejuvenescimento facial.
                                                      
                                                                                          Jucimara Massoterapêuta

                                                                                          22/09/2010